NO AR AGORA
AutoVitrola
E-mail
contato@radiosuperagito.com
Whtasapp
(87)98141-3361
NOTÍCIAS

Luiz Gonzaga agora é um Herói da Pátria

Desde a última segunda-feira (98) uma nova lei incluiu o nome de Luiz Gonzaga no livro de heróis da pátria. A lei 14.793 foi sancionada sem vetos pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. O Rei do Baião é pernambucano e foi o responsável por popularizar o baião, sendo conhecido como o maior nome na história do forró e um dos maiores na música brasileira, além de ser um dos principais artistas da cultura brasileira.

A lei teve origem de uma PL proposta pelo ex-senador Jarbas Vasconcelos, que foi aprovada em agosto de 2019, pela comissão da educação do Senado Federal e, posteriormente, na Câmera dos Deputados.

“Por toda sua história, não resta dúvida de que é meritória a homenagem que se pretende prestar a Luiz Gonzaga, autêntico representante da cultura popular brasileira, ilustre porta-voz do povo nordestino e incansável divulgador das dificuldades enfrentadas por seu povo”, comentou o ex-senador para a Agência Senado.

Luiz Gonzaga nasceu em Exu-PE, mas passou a vida viajando, como diz um de seus maiores sucessos. Já morou no Recife-PE, mas também em outros estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro. Gonzagão teve uma infância difícil e muito pobre, fugiu de casa, ganhou o mundo e voltou como um grande sanfoneiro.

Além de ser o maior nome do forró, Luiz Gonzaga também é responsável pelo São João ter adotado o estilo como o seu ritmo musical oficial, já que antes dele não existia algo parecido. Gonzaga contou e cantou as histórias de São João do sertão e também ajudou a popularizar ainda mais a festa.

O livro de heróis e heroínas da pátria incluem vários nomes. Além do recém-chegado Luiz Gonzaga, outros como Anita Garibaldi, Chico Mendes, Dom Pedro I e muito mais também estão presentes.